Hey! É dia do livro!

(Foto de Shaiane Giacomelli)

E para comemorar esse dia lindo e importante – pelo menos para nós, leitores -, separei alguns fatos interessantes para fazer um post especial.

Curiosos? Bom, eu também!

E hoje, pela primeira vez, falaremos não só de livros, mas também de números!

  • Previsivelmente, sabemos que a Bíblia é o livro mais vendido do mundo, e bom, é meio impossível saber o número de exemplares vendidos, mas estima-se que seja em torno de 6 bilhões! A mais volumosa Bíblia do mundo pesa 175 quilos e pertence ao Vaticano.
  • Os países que mais consomem livros no mundo são, pela ordem: China, Estados Unidos, Japão, Rússia e Alemanha. Brasil nem chega perto nessa lista! Que tristeza, né? :/
  • A letra de Machado de Assis era tão ruim, mas tão ruim, que nem ele entendia as vezes o que tinha escrito. E eu reclamo da minha!

  • O país com o maior número de livrarias é o Estados Unidos, com uma para cada 15 mil pessoas. No Brasil, existe uma para cada 70 mil habitantes.
  • Na Idade Média, os livros eram produzidos por monges copistas que, como o própria nome indica, copiavam os manuscritos página por página. Mas, o interessante mesmo desse fato é que: muitos deles eram analfabetos!
  • Até hoje, foram produzidos mais de 400 filmes baseados na obra de William Shakespeare. A questão é, você já viu algum? Xi…
  • Em 1931, Alice no País das Maravilhas foi proibido na China, já que animais que falavam eram um insulto aos humanos. Ei feras… Vocês estão muito radicais!
  • 23 de abril foi escolhido em 1996 como o dia mundial do livro e dos direitos do autor pela UNESCO, pois nesse dia nasceram ou faleceram escritores importantes da literatura universal, como Cervantes, Shakespeare, Vladimir Nabokov e Garcilaso de la Veja. Legal né?

  • Virginia Woolf, Goethe e Hemingway tinham o hábito de escrever em pé, vai entender!
  • Com o intuito de pôr fim às aventuras do detetive Sherlock Holmes, Arthur Conan Doyle resolveu matar seu personagem. Ele, porém, não contava que a morte de Sherlock causaria comoção entre os milhares de fãs espalhados pelo mundo. Os protestos foram tantos que obrigaram o autor a ressuscitar seu famoso detetive. É, Doyle, deixa nosso detetive viver!

Então pessoal, existem várias outras curiosidades sobre livros por aí, porém selecionei as que eu mais gosto e fiz um post rápido, mas especial, para não ficar cansativo.

Ah, se tiverem algo a acrescentar, é só comentar.

E FELIZ DIA DO LIVRO!

Anúncios

8 comentários sobre “Hey! É dia do livro!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s